Logotipo Patran

Solução completa de modelação de FEA

O Patran surgiu há mais de 30 anos e é hoje o pré e pós-processador líder em simulação CAE (Computer Aided Engineering), proporcionando modelação sólida, criação de malha, configuração da análise e pós-processamento para vários solvers.

As suas avançadas ferramentas de modelação e de criação de superfícies permitem o desenvolvimento de um modelo de elementos finitos de base. Pode usufruir também das ferramentas de acesso para trabalhar diretamente no modelo CAD existente, importando para o Patran a geometria do modelo sem alterações.

Desde as ferramentas para reparação de geometria que permitem aos engenheiros a rápida reparação de gaps nos ficheiros CAD, passando pela criação de malha (mesh) com recurso a rotinas automatizadas (mesmo para malhas hexagonais) em superfícies e sólidos, sempre com a possibilidade de intervenção manual por parte do utilizador, o Patran permite de uma forma fácil a criação de modelos de elementos finitos.

Capacidades

  • Direct Access da geometria CAD
  • Criação, edição e reconhecimento avançados da geometria
  • Suporte para vários solvers FEA: Desde a sua criação que o Patran tem sido desenvolvido em paralelo com o principal solver da MSC.Software, o Nastran, apresentando-se como a melhor opção para a preparação de calculo para este solver, uma vez que não existe qualquer necessidade de conversão de ficheiros. Adicionalmente o Patran também permite a preparação de trabalho para outros solvers, tais como o Marc, Dytran e MSC Sinda da MSC Software, ou solvers como Abaqus, Ansys, LS-Dyna e Pamcrash, o LS-DYNA, o ANSYS e o Pam-Crash.
  • Ferramentas de pós-processamento e relatório para avaliação fácil dos resultados: permite a visualização e análise dos resultados para cálculos estruturais, térmicos, de fadiga, magnéticos, acústicos, dinâmicos, fluidos, crash. Podendo exportar imagens e filmes em muitos formatos para incluir em documentos e relatórios.
  • Patran Command Language (PCL): permite o desenvolvimento de aplicações e rotinas para a realização de operações específicas e repetitivas. A realização da chamada modelação variacional, bem como a integração do Patran com outras soluções comerciais ou que sejam específicas de cada empresa.